Cachorro pode comer uva? Saiba por que essa fruta é perigosa para o seu pet

Você já se perguntou se cachorro pode comer uva? Talvez você pense que por ser uma fruta natural e saudável para os humanos, ela também seja boa para os cães. Mas a verdade é que não, cachorro não pode comer uva de jeito nenhum!

Neste artigo, vamos explicar por que a uva é tóxica para os cães, quais são os sintomas de intoxicação, o que fazer se o seu pet ingerir a fruta e como prevenir esse problema. Acompanhe!

Por que cachorro não pode comer uva?

A uva é uma fruta deliciosa e rica em nutrientes para os humanos, mas para os cães ela pode ser fatal. Isso porque há uma substância na uva que causa danos aos rins dos pets, levando a um quadro de insuficiência renal aguda.

Não se sabe ao certo qual é essa substância ou qual parte da fruta (se é a casca, a polpa ou a semente) é responsável pela toxicidade. O fato é que qualquer tipo de uva (fresca ou passa) pode ser perigoso para os cães.

O mais preocupante é que não existe uma dose segura de uva para os cães. Ou seja, mesmo uma pequena quantidade pode causar problemas graves. Além disso, a sensibilidade varia de acordo com cada animal e não depende do tamanho ou da raça.

Quais são os sintomas de intoxicação por uva em cães?

Se o seu cachorro comer uva, ele pode apresentar alguns sinais clínicos de intoxicação em até 6 horas após a ingestão. Os principais sintomas são:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Falta de apetite
  • Fraqueza
  • Desidratação
  • Letargia
  • Aumento ou diminuição da produção de urina

Esses sintomas indicam que os rins do seu pet estão sofrendo e podem parar de funcionar. Se isso acontecer, ele pode entrar em coma e morrer.

Por isso, é muito importante levar o seu cachorro ao veterinário assim que você perceber que ele comeu uva ou apresentou algum desses sinais.

O que fazer se o seu cachorro comer uva?

Se você flagrar o seu cachorro comendo uva ou suspeitar que ele tenha ingerido a fruta sem você ver, não perca tempo e leve-o imediatamente ao veterinário.

O tratamento vai depender do tempo decorrido desde a ingestão e da gravidade dos sintomas. Em geral, o veterinário vai tentar induzir o vômito e fazer uma lavagem gástrica para eliminar as uvas do estômago do animal.

Depois disso, ele vai administrar fluidos intravenosos (soro) para hidratar e proteger os rins do pet. Ele também vai monitorar as funções renais através de exames de sangue e urina.

Em alguns casos, pode ser necessário fazer diálise ou hemodiálise (filtragem artificial do sangue) para substituir as funções dos rins danificados.

O prognóstico vai depender da rapidez no atendimento e da resposta do organismo do animal ao tratamento. Alguns cães podem se recuperar totalmente, enquanto outros podem ficar com sequelas renais permanentes ou até morrer.

Como prevenir a intoxicação por uva em cães?

A melhor forma de prevenir a intoxicação por uva em cães é evitar oferecer essa fruta ao seu pet ou deixá-la ao seu alcance.

Mesmo que você ache que ele não vai se interessar pela fruta ou que ela não vai fazer mal em pequenas quantidades, não vale a pena arriscar.

Lembre-se também de guardar as embalagens de produtos que contêm uvas passas (como bolos, biscoitos e cereais) em locais seguros e fora do alcance do seu cachorro.

Além disso, se você tiver uma parreira em casa ou no quintal, certifique-se de que o seu pet não tenha acesso a ela. E se você for passear com ele em um local onde há uvas no chão, fique atento para que ele não as pegue.

Conclusão

Cachorro pode comer uva? Não! Essa fruta é tóxica para os cães e pode causar insuficiência renal aguda e até a morte.

Por isso, nunca ofereça uva ao seu pet ou deixe essa fruta ao seu alcance. Se ele ingerir uva acidentalmente ou apresentar sintomas de intoxicação, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Agora que você já sabe por que cachorro não pode comer uva, compartilhe esse artigo com seus amigos que também têm pets e ajude a conscientizar sobre esse perigo.

Aproveite para conhecer a nossa bíblioteca com diversos e-books sobre alimentação e saúde canina.

E se você quiser saber mais sobre a alimentação dos cães e quais frutas eles podem ou não comer, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.